Submissões
2025 - EIXO 1: Política Pública, Tecnologia e Desigualdades
São múltiplas as interfaces entre política pública e tecnologia. Por um lado, toda política pública incorpora soluções tecnológicas em seu escopo. Assim, políticas públicas podem promover o desenvolvimento e a adoção de soluções tecnológicas; bem como regular ou restringir o uso de outras tecnologias. Por outro lado, as tecnologias têm efeito sobre decisões, desenho, resultados e impactos das políticas públicas. O desenvolvimento de tecnologias pode habilitar mudanças no desenho de políticas, bem como a escolha de determinadas soluções tecnológicas afeta sistemicamente outros componentes da política com implicações em seu desempenho. Como o acesso e a participação em processos decisórios de políticas e no desenvolvimento tecnológico são assimétricos na sociedade, o objetivo deste tema é incentivar pesquisas das relações entre política pública e tecnologia considerando seus impactos sobre o exercício da cidadania e da justiça social. Estimula-se a submissão de trabalhos sobre: tecnologia social em políticas públicas; política pública, tecnologia e (in)justiça climática; política pública e transições sociotécnicas (eletrificação, digitalização, mudanças climáticas); política tecnológica, tecnologias emergentes e desigualdades; política pública, tecnologia e interseccionalidade.
Coordenadores:
Profa. Dra. Diana Cruz Rodrigues (UNAMA/PPAD)
Profa. Dra. Josevana de Lucena Rodrigues (UEA)
Prof. Dr. Bruno Rafael Dias de Lucena (PPGA/UFPA)
Profa. Dra. Káty Maria Nogueira Morais (UEMA)
Prof. Dr. José Augusto Lacerda Fernandes (UFPA)
Profa. Dra. Carolina Bagattolli (UFPR)
2025 - Eixo 2: Gestão Social e Desenvolvimento Local
Estudos concentrados no campo de públicas com especial ênfase à teoria e prática de gestão social e do desenvolvimento local e em suas interseções com a ação pública, política e administração pública, governança, educação, saúde, meio ambiente e tecnologias sociais. A gestão social e o desenvolvimento local são interpretados como fins e meios para a busca do desenvolvimento sustentável centrado na sociedade e nas pessoas que a compõe. Espacialmente as pesquisas envolvem análises sobre diferentes territórios e subunidades nacionais, cidades, metrópoles, unidades de conservação, comunidades e assentamentos rurais e urbanos. Dentre as alternativas de desenvolvimento que entrelaçam questões de desenvolvimento local e gestão, prioriza-se trabalhos que discutam gestão social, gestão compartilhada, cogestão, parcerias, inovações sociais, economia solidária, economia de Francisco, bioeconomia de base local, arranjos produtivos locais, circuitos curtos de consumo, turismo de base comunitária e turismos de experiência.
Coordenadores:
Prof. Dr. Mário Vasconcellos Sobrinho (UNAMA/UFPA)
Profa. Dra. Ynis Cristine de Santana Martins Lino Ferreira (UFRA)
Profa. Dra. Tamara Lima Martins Faria (UFPA)
Prof. Dr. Dirk Oesselmann (EH Freiburg, Alemanha)
Profa. Dra. Yana Moura de Sousa Fadul (UFRA)
2025 - Eixo 3: Cidades Resilientes, Criativos, Inteligentes e Sustentáveis
O objetivo deste eixo temático é receber trabalhos que façam conexões entre ações públicas e territórios resilientes, criativos, inteligentes e sustentáveis, incluindo modelos de governança e gestão tanto sob o ponto de vista de governo quanto dos territórios e suas organizações. Neste eixo são bem aceitos trabalhos sobre cidades inteligentes, cidades sustentáveis, distritos criativos, cidades criativas, cidades saudáveis, organizações culturais, políticas públicas de apoio à cultura e à criatividade.
Coordenadores:
Prof. Dr. Mauro Margalho (UNAMA)
Profa. Dra. Regiane Relva Romano (FACENS)
Profa. Dra. Suzana Gilioli da Costa Nunes (UFT)
Prof. Dr. Murilo Fonseca Andrade (UFRA)
2025 - Eixo 4: Gestão e Inovação Pública
Este eixo tem como objetivo explorar a interseção entre inovação, conhecimento e tecnologia, com foco especial na esfera pública e na gestão estratégica. Aborda temas, como: laboratórios de inovação; métodos e mecanismos de disseminação da inovação no setor público; ecossistemas e redes de inovação; dimensões criativas, comportamentais e culturais da inovação; linguagem simples e aprendizagem coletiva; circulação de dados e democracia; soluções de comunicação e mídias digitais na governança democrática; participação e engajamento público; comunicação estratégica para a promoção de direitos por grupos sociais; modelos e tipos de inovação pública na relação intra e interinstitucional; e a interação entre o Estado, empresas e/ou sociedade.
Coordenadores:
Profa. Dra. Luciana Rodrigues Ferreira (PPAD/UNAMA)
Profa. Dra. Daniela Meirelles Andrade: (PPGA / UFLA)
Prof. Dr. Laurimar Matos Farias (PPAD/UNAMA)
Prof. Dr Marco Antonio Teixeira (EAESP/FGV)
Prof. Dr. Diego Fonseca Mascarenhas (UNAMA/PPAD)
2025 - Eixo 5: Organizações, Gestão Criativa e Eco Sociobiodiversidade
Este eixo se propõe a discutir a gestão estratégica, na perspectiva das estratégias emergentes, na visão baseada em recursos, economia circular, economia criativa, economia ambiental e ecológica. Estudos relativos a modelos de negócios, cadeias de valor, cadeias inclusivas, cadeias compartilhadas, e cooperação e competição serão acolhidos neste tema. Dá-se particular ênfase em negócios da Amazônia.
Coordenadores:
Prof. Dr. Sérgio Castro Gomes (UNAMA/UEPA)
Prof.ª Dr.ª Cyntia Meireles (UFRA)
Prof. Dr. Dinaldo Araújo (UEPA)
Prof. Dr. Marco Antonio Souza dos Santos (UFRA)
Prof. Dra. Mariluce Paes e Souza (UNIR)
Prof. Dra. Simone Galino (USP-RP)
Profa. Dra. Regina Cleide Figueiredo da Silva Teixeira (UNAMA)
2025 - Eixo 6: Marketing, Inovação e Tecnologia
Este grupo de trabalho (GT) discutirá estudos e pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de mercado, levando em conta parâmetros relacionados a inovação tecnológica, sustentabilidade, economia de mercado, redes sociais digitais e características de consumidores e empresas para mudanças e adaptações a novas realidades em face às mudanças globais. Estudos de economia, marketing, sistemas de informação, estratégia de marketing e mercado, desenvolvimento de novos produtos, obsolescência de produtos, mercados de baixo consumo, mercado de luxo, comunicação digital e transformação digital serão aceitos para discutir, analisar e fazer parte das sessões ligadas a este GT.
Coordenadores:
Prof. Dr. Emílio José Montero Arruda Filho (UNAMA/UFPA)
Prof. Dr. Everaldo Marcelo Souza da Costa (UNAMA)
Prof. Dr. Jorge Brantes (PUC-RJ)
Prof. Dr. Igor Gammarano (UEPA)
2025 - Eixo 7: Inclusão, Sociodiversidade e Longevidade
Este eixo tem como objetivo analisar a inter-relação entre políticas públicas e ações de organizações públicas e privadas para respeito à sociodiversidade, pluralidade social e aos direitos humanos. Espera-se receber artigos com reflexões teóricas e teórico-práticas, sob diversos olhares, sobre inclusão (social, econômica, cultural) de PCD, TEA, povos originários, quilombolas, ribeirinhos, indígenas, migrantes, ciganos, crianças, adolescentes, idosos e outros grupos sociais em geral excluídos do mundo social e do trabalho em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento em face ao modelo produtivista assumido pela sociedade. Trabalhos específicos sobre longevidade e políticas públicas assistenciais e de cuidado humano, assim como relatos de experiência sobre ações criativas de inclusão e responsabilidade social advindas do setor privado são muito bem-vindos para o debate.
Coordenadores:
Prof. Dr. Jones Nogueira Barros (UNAMA)
Prof. Dra. Simone Martins (UFV)
Prof. Dra. Mariana Reis Santimaria - PUC/Campinas
Prof. Dra. Pamela Francisca Jorquera Alvarez - Flacso e Universidade de Chile – Chile
Prof. Dr. Wilson José Alves Pedro (UFSCar)
Prof. Dr. Pedro Borges (UFPA)
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.