DEMOCRATIZAÇÃO DO ESTADO NA ERA DIGITAL

REFLEXÕES SOBRE E-PARTICIPAÇÃO

Autores

  • Aliny Aylah Aguiar Viana Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
  • Abner Vilhena de Carvalho Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
  • Raoni Fernandes Azerêdo Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Palavras-chave:

E-participação, Democracia Digital, Democracia Pragmática, Orçamento Participativo, Governança Pública

Resumo

Este artigo realiza uma análise dos limites e potencialidades da e-participação no Brasil, considerando a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aos processos democráticos contemporâneos. A partir de uma fundamentação teórica sobre governo digital, democracia digital e participação eletrônica, examinam-se os principais desafios enfrentados pelos mecanismos institucionais de escuta cidadã: fragmentação administrativa, exclusão sociotécnica, baixa responsividade e riscos emergentes como desinformação e instrumentalização política das plataformas digitais. Para qualificar essa abordagem, introduz-se o referencial da democracia pragmática, formulado por Pogrebinschi (2010), como chave analítica capaz de conectar teoria normativa à empiria institucional brasileira. Essa perspectiva permite avaliar o desempenho democrático das práticas participativas por seus efeitos concretos, como redistribuição e protagonismo comunitário. Como ilustração empírica, apresenta-se o caso do Orçamento Participativo de Belém (PA), que exemplifica a coprodução cidadã e a territorialização das decisões públicas. Conclui-se que a e-participação só cumprirá seu papel transformador se estiver alicerçada em inclusão digital interseccional, vínculo estrutural entre escuta e decisão e institucionalização normativa da participação como política pública.

Biografia do Autor

Aliny Aylah Aguiar Viana, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Mestranda em Administração Pública (PROFIAP/UFOPA). Especialista em Gestão de Equipes e Liderança (FASOUZA). Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação (UNIP). Assistente Administrativa em Educação (IFII/UFOPA).

Abner Vilhena de Carvalho, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Dr. em Ciências Ambientais (PPGSND/IBEF/Ufopa). Mestre em Desenvolvimento Regional (PPGE/Ufpa). Graduado em Ciências Econômicas (Facecon/Ufpa). Docente do BCE/ICS/Ufopa, do PPGCS/ICS/Ufopa e do Profiap/CALE/Ufopa. Coordenador do LEPE-ODESTA/ICS/Ufopa.

 

Raoni Fernandes Azerêdo, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Doutor em Geografia (UFPB). Mestre em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe (Unesp). Graduado em Ciência Contábeis (UFPB). Docente do Mestrado Profissional em Administração em Rede Nacional (PROFIAP/UFOPA).

Arquivos adicionais

Publicado

2025-10-31

Como Citar

Viana, A. A. A., Carvalho, A. V. de, & Azerêdo, R. F. (2025). DEMOCRATIZAÇÃO DO ESTADO NA ERA DIGITAL: REFLEXÕES SOBRE E-PARTICIPAÇÃO. CODS - Colóquio Organizações, Desenvolvimento E Sustentabilidade, 16. Recuperado de https://codsunama.org/ojs/index.php/br/article/view/296

Edição

Seção

2025 - EIXO 1: Política Pública, Tecnologia e Desigualdades

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.