TEORIA INSTITUCIONALISTA NA GESTÃO DAS AQUISIÇÕES

ANÁLISE DAS PRÁTICAS NOS ÓRGÃOS FEDERAIS E MILITARES DO BRASIL

Autores

  • VANUSA DO CARMO SOUZA DE FREITAS Universidade da Amazônia - UNAMA
  • ANA MARIA DE ALBUQUERQUE VASCONCELLOS Universidade da Amazônia - UNAMA
  • ELIANA VILHENA CELINO Universidade da Amazônia - UNAMA
  • JHESSICA SILVA DA SILVA Universidade da Amazônia - UNAMA

Palavras-chave:

Teoria institucionalista. Aquisições. Órgão federal. Órgão militar. Revisão integrativa.

Resumo

A teoria institucionalista, ao ser aplicada à gestão das aquisições federais e militares, destaca como normas, rotinas e estruturas organizacionais moldam o comportamento dos atores públicos. Ela evidencia que práticas como planejamento, conformidade e inovação nas compras são influenciadas por pressões legais, culturais e políticas. O objetivo deste trabalho foi analisar através da literatura a teoria institucionalista na gestão das aquisições nos órgãos federais e militares do Brasil. Foi realizada uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL). Foi criada uma estratégia de busca, com objetivo de recuperar documentos nas seguintes bases de dados, SciELO, Periódicos CAPES e Google Acadêmico. Como resultado, foram recuperados 42 documentos, e após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram apenas 16 estudos elegíveis. O autor mais citado foi Rauen, A (n=10). O ano de 2022 foi o que obteve a maior quantidade de documentos recuperados (n=4). A maioria dos estudos selecionados foram dissertações (n=9), seguido de monografias (n=3). A Teoria Institucionalista postula que as organizações tendem a priorizar a obtenção de legitimidade social em detrimento da eficiência técnica, adotando estruturas formais que refletem normas e expectativas institucionalmente estabelecidas. Adotando assim uma postura moldada por normas, crenças e pressões institucionais. Esta revisão inaugura a abordagem das aquisições federais e militares sob a ótica da teoria institucionalista, com ênfase em métricas e na análise de conteúdo dos estudos selecionados. As evidências indicam que o planejamento estratégico, a qualificação técnica dos agentes, a governança e a integração interinstitucional constituem fatores determinantes para a superação de algumas barreiras.

Biografia do Autor

ANA MARIA DE ALBUQUERQUE VASCONCELLOS, Universidade da Amazônia - UNAMA

PhD em Development Studies - University of Wales Swansea (2008). Titulo de doutorado convalidado pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia-NAEA da Universidade Federal do Pará(2008). Especialização em Docência do Terceiro Grau (1993). Mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (1996). Graduação em Ciências Sociais pela Universidade da Amazônia (1986). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPAD da Universidade da Amazônia (UNAMA) desde 2009. Assumiu a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Unama em jan. 2015. Membro da Rede de Gestão Social ? RGS, Consultor AdHoc da CAPES Consultora AdHoc da Secretaria de Projetos Estratégicos do Governo do Estado do Pará - Programa Pará Rural - convênio com Banco Mundial. Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Administração. Membro do Conselho Editorial da revista Amazônia Organizações e Sustentabilidade. Avaliadora dos seguintes periódicos: Cadernos Gestão Social (CGS), Cadernos EBAPE, Revista Amazônia, Organizações e Sustentabilidade, Revista Interações, RAP. Membro do Projeto de cooperação internacional UNIBRAL CAPES/DAAD. Avaliador de artigos para o VII Encontro Nacional de Pesquisadores de Gestão Social ? ENAPEGS. Avaliadora de artigos para o VII Encontro Nacional de Pesquisadores de Gestão Social - ENAPEGS. Atua na área de pesquisa e docência em gestão socioambiental, desenvolvimento local, parceria e cooperação, governança social, gestão pública gestão de programas e projetos de desenvolvimento socioambiental, desenvolvimento sustentável.

ELIANA VILHENA CELINO, Universidade da Amazônia - UNAMA

Possui graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena e Administração Escolar pela Universidade da Amazônia (1993). Especialista em Educação Especial. Atualmente é Especialista em Educação pela - Secretaria de Estado de Educação do Pará, na função de Coordenadora Pedagógica da Pedagogia Hospitalar do Pará .Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Pedagogia Hospitalar, Políticas Públicas, Humanização e Inclusão.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-10-31

Como Citar

DO CARMO SOUZA DE FREITAS, V., DE ALBUQUERQUE VASCONCELLOS, A. M., VILHENA CELINO, E., & SILVA DA SILVA, J. (2025). TEORIA INSTITUCIONALISTA NA GESTÃO DAS AQUISIÇÕES: ANÁLISE DAS PRÁTICAS NOS ÓRGÃOS FEDERAIS E MILITARES DO BRASIL. CODS - Colóquio Organizações, Desenvolvimento E Sustentabilidade, 16. Recuperado de https://codsunama.org/ojs/index.php/br/article/view/320

Edição

Seção

2025 - Eixo 2: Gestão Social e Desenvolvimento Local

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.