O IMPACTO SOCIOTERRITORIAL DA ECONOMIA CIRCUL

COMUNIDADES FORNECEDORAS DE INSUMOS NATURAIS NA AMAZÔNIA PARAENSE

Autores

Palavras-chave:

Economia Circular, Justiça Socioambiental, Sociobiodiversidade, Amazônia, Comunidades extrativistas, Valor territorial

Resumo

Resumo

A economia circular (EC) tem ganhado destaque como alternativa à insustentabilidade do modelo econômico linear, com foco na regeneração de recursos e no fechamento de ciclos produtivos. Contudo, sua aplicação em contextos socioterritoriais periféricos, como as comunidades extrativistas da Amazônia brasileira, ainda é incipiente e pouco explorada academicamente. Este artigo teórico propõe um referencial analítico integrando EC, justiça socioambiental e racionalidade territorial, a fim de explorar caminhos para a valorização socioterritorial em cadeias da sociobiodiversidade. A lacuna identificada na literatura reside na ausência de perspectivas que articulem circularidade com reconhecimento dos saberes tradicionais e com estratégias locais de agregação de valor. A partir da revisão crítica da literatura, o artigo analisa como modelos circulares podem ser reconfigurados para respeitar dinâmicas sociais e ecológicas específicas, contribuindo para o protagonismo das comunidades amazônicas na transição ecológica.

Palavras-chave: economia circular; justiça socioambiental; sociobiodiversidade; Amazônia; comunidades extrativistas; valor territorial.

Biografia do Autor

Erick Lira Correa, Universidade da Amazônia - UNAMA

Graduando em Administração pela Universidade da Amazônia (UNAMA), com atuação em pesquisas voltadas à Economia Circular, Bioeconomia e Gestão Administrativa. Desenvolve estudos com foco em práticas sustentáveis, inovação organizacional e desenvolvimento regional, com ênfase na valorização de cadeias produtivas e sociobiodiversidade da Amazônia.

Eduardo Moraes Correa, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutorado em andamento e Mestre em Administração com ênfase em sustentabilidade pela Universidade da Amazônia, Pesquisador no projeto de pesquisa: Sustentabilidade e Bioeconomia de Alimentos da Amazônia: diagnóstico e ações propositivas para construção de cadeias de valor a partir de Cooperativas Agrícolas no estado do Pará, projeto este financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na qual tenho como foco pesquisas voltadas para análise do capital social e redes em cooperativas, sou membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de Práticas de Gestão, Desempenho e Competitividade das Organizações na Amazônia NEGOA. Possuo Graduação em Administração pela Faculdade Metropolitana da Amazônia FAMAZ (2015) e Pós-Graduação em Gestão Financeira, Marketing e Comunicação Integrada e Logística, além disso possuo Bacharelado em Direito com pós-graduação em Direito processual penal. Como docente, tenho vasta experiência em cursos profissionalizantes, Técnicos e Tecnólogos, Bacharelados e Pós-Graduação, conectando-me sempre as novas tecnologias aplicadas a educação e metodologias ativas, também aplicando treinamento em empresas sobre qualidade, atuando em instituições como: UFRA, SENAI E UNIEPA, além disso atuo como Administrador: CRA/PA 15.357, Consultor Empresarial e Palestrante.

Cyntia Meireles Martins, Universidade da Amazônia - UNAMA

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2002), Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e Doutorado em Ciências Agrárias (2011). Pós Doutora em Administração pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Pesquisadora e consultora em diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento em ONGs, incubadora de economia solidária e outras instituições públicas e privadas sobre gestão sustentável de cadeias agrícolas, governança e mercados de produtos agrícolas. Coordenadora de três projetos financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na temática de Institucionalidade e Operações Sustentáveis em cadeias produtivas agrícolas da Amazônia. Atualmente é professora Associada III da Universidade Federal Rural da Amazônia, Pesquisadora do Grupo Cadeias Produtivas, Mercados e Desenvolvimento Sustentável, docente do Programa de Pós Graduação em Administração (PPAD/UNAMA), Membro do Conselho Editorial da Revista de Administração de Empresas (RAE), Participante do Fórum Florestal da Amazônia no GT Regularização Fundiária da Amazônia participando das discussões e advocacy com as instituições em Brasília e Líder do Tema de Economia Circular da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Operações Sustentáveis em cadeias produtivas regionais da Amazônia; Governança, Institucionalidades e Sustentabilidade em Cadeias de Suprimento; Construção de valor e certificação de produtos agrícolas; Relacionamentos colaborativos entre cooperativas e compradores.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-10-31

Como Citar

MOTA, I. S. N. B., Correa, E. L., Correa, E. M., & Martins, C. M. (2025). O IMPACTO SOCIOTERRITORIAL DA ECONOMIA CIRCUL: COMUNIDADES FORNECEDORAS DE INSUMOS NATURAIS NA AMAZÔNIA PARAENSE. CODS - Colóquio Organizações, Desenvolvimento E Sustentabilidade, 16. Recuperado de https://codsunama.org/ojs/index.php/br/article/view/315

Edição

Seção

2025 - Eixo 5: Organizações, Gestão Criativa e Eco Sociobiodiversidade

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.