SUSTENTABILIDADE NO TURISMO E MUDANÇAS CLIMÁTICAS

CONSTRUÇÃO TEÓRICA DE UM INDICADOR PARA O MONITORAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Autores

  • Tayná Lisboa Universidade da Amazônia - UNAMA https://orcid.org/0009-0007-5225-4415
  • Alvaro Martins de Carvalho Filho Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Kiânya Granhen Imbiriba Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Adão Maximiliano de Souza Regis Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Sérgio Castro Gomes Universidade da Amazônia - UNAMA

Palavras-chave:

Turismo sustentável, mudanças climáticas, políticas públicas, Amazônia, indicadores integrados

Resumo

Este artigo teórico propõe a construção conceitual de um indicador sintético de sustentabilidade turística que integre as dimensões econômica, social, ambiental e climática, com foco na realidade dos municípios do estado do Pará, na Amazônia brasileira. A partir de uma revisão crítica da literatura e da identificação de lacunas metodológicas em estudos anteriores, apresenta-se uma estrutura analítica para mensurar os efeitos das políticas públicas de turismo sustentável em contextos periféricos e ambientalmente vulneráveis. O modelo proposto incorpora variáveis relevantes de acesso público e sugere a aplicação de técnicas estatísticas multivariadas, como análise fatorial e componentes principais, para a futura operacionalização empírica do indicador. A originalidade da proposta reside na inclusão da dimensão climática como componente estruturante, ainda pouco presente nos indicadores existentes. Conclui-se que o desenvolvimento de instrumentos integrados e sensíveis ao território é essencial para fortalecer o monitoramento das políticas públicas e orientar estratégias sustentáveis em regiões em risco climático, como a Amazônia.

Biografia do Autor

Tayná Lisboa, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutoranda e Mestre em Administração com ênfase em Gestão Socioambiental na Amazônia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Especialista em Gestão Educacional, com foco em coordenação, supervisão e direção, pelo Centro Universitário Fibra, e em Marketing em Mídias Digitais pela Estácio FAP. Bacharel em Administração pela UNAMA e Tecnóloga em Design Gráfico pela Faculdade Ipiranga. Integra o Núcleo de Estudos em Práticas de Gestão Organizacional da Amazônia (NEGOA), desenvolvendo pesquisas voltadas à gestão na região amazônica. Possui experiência na coordenação de projetos e eventos científicos pelo Centro de Estudo e Pesquisa do Pará (CEPESPA). Foi premiada com o Melhor Trabalho Aplicado no Congresso de Transformação Digital 2023, realizado pela FGV EAESP. Premiada em 1 lugar com o Artigo científico na categoria profissional do XXIX ENBRA 2025, realizado pelo CRA-PA e CFAs. Atua como instrutora em cursos de capacitação nas áreas de Empreendedorismo Digital e Marketing Digital, além de oferecer mentoria e consultoria empresarial voltadas ao desenvolvimento de negócios digitais e estratégias de marketing online.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-10-31

Como Citar

Lisboa, T., Carvalho Filho, A. M. de, Imbiriba, K. G., Regis, A. M. de S., & Gomes, S. C. (2025). SUSTENTABILIDADE NO TURISMO E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: CONSTRUÇÃO TEÓRICA DE UM INDICADOR PARA O MONITORAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA. CODS - Colóquio Organizações, Desenvolvimento E Sustentabilidade, 16. Recuperado de https://codsunama.org/ojs/index.php/br/article/view/325

Edição

Seção

2025 - Eixo 5: Organizações, Gestão Criativa e Eco Sociobiodiversidade

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.