ECONOMIA SOLIDÁRIA NA AMAZÔNIA

O PAPEL DA COAFRA NA DEMOCRATIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL

Autores

  • Eduardo Moraes Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Diego Mascarenhas Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Erick Lira Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Cyntia Martins Universidade da Amazônia - UNAMA https://orcid.org/0000-0002-5695-8504
  • Isabel Nascimento Universidade da Amazônia - UNAMA

Palavras-chave:

Cooperativas. Economia solidária. Políticas públicas. Transparência. Desenvolvimento territorial.

Resumo

A economia solidária tem papel crucial para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária, tendo como um de seus principais instrumentos as cooperativas. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as ações voltadas para a economia solidária presentes na Cooperativa de Frutos da Amazônia – COAFRA. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, com levantamento em bases científicas e análise das redes sociais da cooperativa. Os resultados evidenciam que a COAFRA realiza práticas que promovem o desenvolvimento local sustentável, o fortalecimento da democracia participativa e a circulação transparente de informações entre os membros, como a gestão colegiada, projetos de educação comunitária e campanhas de conscientização ambiental. O estudo destaca a cooperativa como um espaço de governança comunitária que atua de forma complementar às políticas públicas formais, contribuindo para a construção de agendas sociais a partir do território.

Biografia do Autor

Diego Mascarenhas, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutor em Direito (UFPa, 2022). Mestre em Direito (UFPa, 2013). Especialista em Direito Civil (2015). Graduação em Direito (2010). Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Amazônia (PPAD/UNAMA) e da Faculdade Cosmopolita. Leciona no stricto sensu: Circulação de Dados e Formação da Agenda (CDFA) e Gestão Social e Teoria da Ação Comunicativa (CSTAC). Na graduação leciona: Introdução ao Estudo de Direito, Hermenêutica Jurídica, Sociologia Jurídica Antropologia, Direito Constitucional, Processo Constitucional, Direito Internacional Público, Teoria Geral do Processo, Direito do Consumidor e Direito Civil: Parte Geral, Obrigações, Contratos, Reais, Famílias, Sucessões e Responsabilidade Civil. Pesquisa a transparência da circulação de dados na democracia, como: imprensa, fake news nas mídias sociais, desenvolvimento de políticas públicas, transparência de dados na gestão pública, democracia participativa e e-democracia. Livro publicado: Liberdade de Expressão e Lei de Imprensa (Editora: Juruá). Membro das seguintes associações: Sociedade Brasileira da Administração Pública (SBAP), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil (IBERC), Comissão de Relações Internacionais da OAB-Pa. Membro dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa Gestão Social e do Desenvolvimento Local (GESDEL), Grupo de Estudos e Pesquisa Hermenêutica Constitucional (GEPHC), Grupo de Estudos do Observatório da Responsabilidade Civil: teoria e prática e do Grupo de Teorias Gerais do Processo. Membro da Comissão de Relações Internacionais da OAB-Pa. No que diz respeito às atividades de extensão, possui interesse em assessoria jurídica popular em Direitos Humanos. Tem experiência superior a 12 anos na docência. Advogado. E-mail para contato: diegomask_85@hotmail.com (Texto informado pelo autor)

Erick Lira, Universidade da Amazônia - UNAMA

Graduando em Administração pela Universidade da Amazônia e técnico em Logística pelo SENAC.

Cyntia Martins, Universidade da Amazônia - UNAMA

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2002), Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e Doutorado em Ciências Agrárias (2011). Pós Doutora em Administração pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Pesquisadora e consultora em diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento em ONGs, incubadora de economia solidária e outras instituições públicas e privadas sobre gestão sustentável de cadeias agrícolas, governança e mercados de produtos agrícolas. Coordenadora de três projetos financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na temática de Institucionalidade e Operações Sustentáveis em cadeias produtivas agrícolas da Amazônia. Atualmente é professora Associada III da Universidade Federal Rural da Amazônia, Pesquisadora do Grupo Cadeias Produtivas, Mercados e Desenvolvimento Sustentável, docente do Programa de Pós Graduação em Administração (PPAD/UNAMA), Membro do Conselho Editorial da Revista de Administração de Empresas (RAE), Participante do Fórum Florestal da Amazônia no GT Regularização Fundiária da Amazônia participando das discussões e advocacy com as instituições em Brasília e Líder do Tema de Economia Circular da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Operações Sustentáveis em cadeias produtivas regionais da Amazônia; Governança, Institucionalidades e Sustentabilidade em Cadeias de Suprimento; Construção de valor e certificação de produtos agrícolas; Relacionamentos colaborativos entre cooperativas e compradores.

Isabel Nascimento, Universidade da Amazônia - UNAMA

Mestranda em Gestão Organizacional pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Bacharel em Administração pela Faculdade Ideal/FGV (2011). Possui Pós-Graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Alfa América Faculdade, Pós-Graduação em Docência na Educação Profissional e Tecnológica pela Faculdade SENAI CETIQT (2022) e MBA em Logística e Produção pela Faculdade Estratego (2019).Atua há 10 anos como docente de nível superior em Administração no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), ministrando disciplinas e cursos de qualificação, aperfeiçoamento e nível técnico, relacionados a temas como relações socioprofissionais e éticas, planejamento e organização do trabalho, fundamentos de operações logísticas, organização e controle de documentos, gestão organizacional, fundamentos da administração de recursos humanos, fundamentos contábil-financeiros, agente de produção sustentável, habilidades interpessoais e comunicação oral e escrita, e noções de gestão da qualidade.Pesquisadora no projeto de pesquisa Sustentabilidade e Bioeconomia de Alimentos da Amazônia: diagnóstico e ações propositivas para construção de cadeias de valor a partir de Cooperativas Agrícolas no estado do Pará, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com foco na análise do capital social e redes em cooperativas.Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de Práticas de Gestão, Desempenho e Competitividade das Organizações na Amazônia (NEGOA).

Arquivos adicionais

Publicado

2025-10-31

Como Citar

Moraes, E., Mascarenhas, D., Lira, E., Martins, C., & Nascimento, I. (2025). ECONOMIA SOLIDÁRIA NA AMAZÔNIA: O PAPEL DA COAFRA NA DEMOCRATIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL. CODS - Colóquio Organizações, Desenvolvimento E Sustentabilidade, 16. Recuperado de https://codsunama.org/ojs/index.php/br/article/view/333

Edição

Seção

2025 - Eixo 2: Gestão Social e Desenvolvimento Local

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.