ENTRE BENEFÍCIOS E DISFUNÇÕES: UM ESTUDO DE CASO DA BUROCRACIA NA GESTÃO PÚBLICA APLICADA NO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ (IFPA)
Palavras-chave:
Max Weber, Gestão Pública, Disfunções, Benefícios, Instituto FederalResumo
O artigo aborda o tema da burocracia no contexto das instituições de ensino, focando especificamente no Instituto Federal do Pará (IFPA). A análise é ancorada na teoria burocrática de Max Weber, que fornece uma estrutura para entender os impactos da
burocracia no serviço público. O estudo visa compreender a influência da burocracia nos aspectos gerenciais do IFPA e explorar a relação entre teoria burocrática, gestão pública e políticas públicas na Região Amazônica. Metodologicamente, adota-se uma abordagem de estudo de caso, com pesquisa baseada em revisão bibliográfica e análise do relatório de gestão do IFPA de 2020. Os resultados destacam os benefícios da burocracia, como promoção da eficiência, mas também os riscos de rigidez e inflexibilidade quando mal implementada. Conclui-se que, enquanto a burocracia tem potencial para melhorar a eficiência, sua má implementação pode comprometer a eficácia das instituições de ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Adão Maximiliano de Souza Regis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.