ENTRE BENEFÍCIOS E DISFUNÇÕES: UM ESTUDO DE CASO DA BUROCRACIA NA GESTÃO PÚBLICA APLICADA NO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ (IFPA)

Autores

  • Adão Maximiliano de Souza Regis Universidade da Amazônia (UNAMA)

Palavras-chave:

Max Weber, Gestão Pública, Disfunções, Benefícios, Instituto Federal

Resumo

O artigo aborda o tema da burocracia no contexto das instituições de ensino, focando especificamente no Instituto Federal do Pará (IFPA). A análise é ancorada na teoria burocrática de Max Weber, que fornece uma estrutura para entender os impactos da
burocracia no serviço público. O estudo visa compreender a influência da burocracia nos aspectos gerenciais do IFPA e explorar a relação entre teoria burocrática, gestão pública e políticas públicas na Região Amazônica. Metodologicamente, adota-se uma abordagem de estudo de caso, com pesquisa baseada em revisão bibliográfica e análise do relatório de gestão do IFPA de 2020. Os resultados destacam os benefícios da burocracia, como promoção da eficiência, mas também os riscos de rigidez e inflexibilidade quando mal implementada. Conclui-se que, enquanto a burocracia tem potencial para melhorar a eficiência, sua má implementação pode comprometer a eficácia das instituições de ensino. 

Downloads

Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

2023 - Eixo Temático 1 - Gestão e Políticas Públicas: organizações, tecnologia e desigualdades