INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E MARKETING VERDE

INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL OU NOVA ENGRENAGEM DO CONSUMISMO?

Autores

  • Tayná Lisboa Universidade da Amazônia - UNAMA https://orcid.org/0009-0007-5225-4415
  • Aline Silva Araújo Universidade da Amazônia - UNAMA
  • João Paulo Souza de Barros Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Dinaldo do Nascimento Araújo Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Adão Maximiliano de Souza Regis Universidade da Amazônia - UNAMA

Palavras-chave:

Marketing Verde, Inteligência Artificial, Sustentabilidade Corporativa, ODS, Ética Digital

Resumo

A convergência entre marketing verde, sustentabilidade corporativa e inteligência artificial (IA) constitui um campo emergente, com potencial para impulsionar inovações em práticas sustentáveis, mas também com riscos éticos. Este artigo analisa criticamente como a IA está sendo incorporada ao marketing sustentável, em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseou-se em uma revisão integrativa da literatura nas bases Scopus, Web of Science, SciELO e Google Scholar, com publicações de 2010 a 2025. Os resultados indicam que a IA favorece avanços em personalização, segmentação e mensuração de impactos, mas enfrenta desafios ligados à transparência algorítmica, governança e ética. O uso da IA pode tanto promover práticas sustentáveis quanto reforçar padrões de consumo simbólico, a depender das intenções corporativas e da solidez das regulamentações. O artigo propõe um arcabouço teórico integrador entre tecnologia, ética e sustentabilidade, reposicionando o marketing como agente estratégico para modelos econômicos mais regenerativos e inclusivos, em apoio a uma transição ecológica genuína.

Biografia do Autor

Tayná Lisboa, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutoranda e Mestre em Administração com ênfase em Gestão Socioambiental na Amazônia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Especialista em Gestão Educacional, com foco em coordenação, supervisão e direção, pelo Centro Universitário Fibra, e em Marketing em Mídias Digitais pela Estácio FAP. Bacharel em Administração pela UNAMA e Tecnóloga em Design Gráfico pela Faculdade Ipiranga. Integra o Núcleo de Estudos em Práticas de Gestão Organizacional da Amazônia (NEGOA), desenvolvendo pesquisas voltadas à gestão na região amazônica. Possui experiência na coordenação de projetos e eventos científicos pelo Centro de Estudo e Pesquisa do Pará (CEPESPA). Foi premiada com o Melhor Trabalho Aplicado no Congresso de Transformação Digital 2023, realizado pela FGV EAESP. Premiada em 1 lugar com o Artigo científico na categoria profissional do XXIX ENBRA 2025, realizado pelo CRA-PA e CFAs. Atua como instrutora em cursos de capacitação nas áreas de Empreendedorismo Digital e Marketing Digital, além de oferecer mentoria e consultoria empresarial voltadas ao desenvolvimento de negócios digitais e estratégias de marketing online.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-10-31

Como Citar

Lisboa, T., Araújo, A. S., Barros, J. P. S. de, Araújo, D. do N., & Regis, A. . M. de S. (2025). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E MARKETING VERDE: INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL OU NOVA ENGRENAGEM DO CONSUMISMO?. CODS - Colóquio Organizações, Desenvolvimento E Sustentabilidade, 16. Recuperado de https://codsunama.org/ojs/index.php/br/article/view/267

Edição

Seção

2025 - Eixo 6: Marketing, Inovação e Tecnologia

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.