GOVERNANÇA UNIVERSITÁRIA E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS

UMA REVISÃO TEÓRICA SOBRE OS PDIS E A INTERAÇÃO ENTRE ESTADO E SOCIEDADE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Autores

  • Suelem Soares Figueira Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
  • Abner Vilhena de Carvalho Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
  • Raoni Fernandes Azerêdo Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
  • Cilene Aragão de França

Palavras-chave:

Governança universitária., Plano de desenvolvimento institucional (PDI)., Avaliação de resultados. Políticas públicas educacionais.

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs) nas universidades públicas federais, objetivando a investigação do seu uso como instrumento de efetivação das políticas públicas, à luz teórica dos conceitos de governança universitária, avaliação de resultados e da interação entre Estado e sociedade. A pesquisa é qualitativa, baseada em revisão bibliográfica de estudos e documentos institucionais. Os PDIs, previstos na Lei nº 10.861/2004, representam importantes ferramentas de planejamento estratégico, mas sua efetividade ainda é limitada em muitas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), sobretudo pela ausência de cultura avaliativa, fragilidade na definição de indicadores de impacto e participação restrita da comunidade acadêmica. Estudos de caso do Instituto Federal Fluminense, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal do Oeste do Pará explanam, como exemplos descritivos em diferentes estágios de maturidade institucional, evidenciando avanços em processos de monitoramento, mas também persistência de lacunas na articulação entre planejamento e resultados. A análise revela que a avaliação orientada por resultados ainda encontra desafios metodológicos, como a falta de padronização e de sistemas integrados de informação. As conclusões indicam que os PDIs podem ser instrumentos eficazes de governança quando associados a práticas avaliativas participativas e sistemáticas. O estudo reafirma a importância da avaliação como estratégia para o fortalecimento da autonomia com responsabilidade e destaca a necessidade de consolidar uma cultura institucional orientada por evidências, transparência e compromisso com a missão pública das universidades federais.

 

Arquivos adicionais

Publicado

2025-10-31

Como Citar

Figueira, S. S., Carvalho, A. V. de, Azerêdo, R. F., & França, C. A. de. (2025). GOVERNANÇA UNIVERSITÁRIA E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS: UMA REVISÃO TEÓRICA SOBRE OS PDIS E A INTERAÇÃO ENTRE ESTADO E SOCIEDADE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS. CODS - Colóquio Organizações, Desenvolvimento E Sustentabilidade, 16. Recuperado de https://codsunama.org/ojs/index.php/br/article/view/294

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.