RESUMO EXPANDIDO - O AÇAÍ COMO IDENTIDADE ALIMENTÍCIA NA CONSTRUÇÃO DE BELÉM COMO CIDADE CRIATIVA DA GASTRONOMIA: BREVE CONTRIBUIÇÃO HISTÓRICA AO DEBATE

Autores

  • Mayana de Albuquerque Vasconcellos Universidade da Amazônia (UNAMA)
  • Marcia Cristina Ribeiro Gonçalves Nunes Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano da Universidade da Amazônia- (PPDMU/UNAMA)

Palavras-chave:

Belém, Identidade Alimentícia, Cidade Criativa, Gastronomia, Açaí

Resumo

O objetivo geral da pesquisa em andamento é entender as relações entre as origens da cultura alimentar e o modelo de cidades criativas na gastronomia Belenense, a partir da produção e cultura do açaí como insumo regional. Parte-se do pressuposto de que a inserção de Belém como cidade criativa da gastronomia impacta a cultura alimentar e identidade alimentícia da população local. Para analisar esse pressuposto, a pesquisa tem dentre seus objetivos específicos a discussão sobre as origens da cultura alimentícia do açaí e sua interseção com o significado de cidade criativa assumido por Belém no projeto aprovado pela UNESCO. Nesse viés, o primeiro passo é reconstituir o açaí na história cultural e tradição alimentar em Belém.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

2024 - Eixo Temático 3: Territórios Criativos, Inteligentes e Sustentáveis